PACIENTE É INFECTADO POR VARIANTE PERUANA DA COVID-19 NO RIO GRANDE DO SUL.




Um homem diagnosticado com variante C.37 do coronavírus, originada no Peru, morreu nesta quarta-feira (16/04), segundo o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). A presença dessa linhagem do vírus foi identificada no paciente após exames no Laboratório do HCPA.

"Não há evidências de maior transmissibilidade ou capacidade da variante C.37 de causar um quadro clínico mais grave da doença. É uma variante que requer atenção e apresenta considerável disseminação em alguns países da América Latina, mas ainda não há comprovações científicas de uma mudança no comportamento do vírus", informa o órgão.

O paciente Jairo Dias Piazer Junior, 23 anos, é de Itaqui, na Fronteira Oeste do RS. Ele, que trabalhava como motorista de caminhão, fez uma viagem para São Paulo e retornou pela Argentina, de acordo com informações da prefeitura de Itaqui e do CEVS.

No caminho sentiu sintomas do coronavírus. Chegou em Itaqui no dia 20 de maio e fez um teste rápido, que deu positivo. Foi internado um dia depois no Hospital São Patrício, de Itaqui, e dois dias depois, foi transferido para o Hospital de Clínicas em Porto Alegre, onde foi colocado em ventilação mecânica, segundo boletim epidemiológico.

Segundo a Prefeitura de Itaqui, ele teria entrado pela fronteira de Uruguaiana. As autoridades ainda investigam a gravidade e o grau de transmissão da variante, como explica o virologista Fernando Spilki.

Spilki comenta que a variante é registrada, principalmente, na Argentina. "Ela pode, eventualmente, ocupar um espaço onde a P1 [variante brasileira] já circula, isso é bastante notável. Isso seria um primeiro indício de transmissibilidade mais alta. Mas dados sobre os casos clínicos que ela provoca ou dados mais fidedignos sobre a a própria transmissibilidade ainda a gente não tem", explica. (G1/RS)
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();