VEREADORA MÔNICA LEAL PROTOCOLOU PROJETO DE LEI QUE TRATA SOBRE O RESPEITO AOS SÍMBOLOS PÁTRIOS




A vereadora Mônica Leal (PP) de Porto Alegre, protocolou um projeto de lei que versa sobre a exigência da posição de respeito durante a execução do Hino Nacional e do Hino Rio-grandense nos atos e eventos da Câmara Municipal de Vereadores do município de Porto Alegre, capital do nosso estado.

As sessões plenárias são atos oficiais da Câmara de Vereadores, transmitidas para toda a sociedade. Nelas, há um regramento mínimo para o comportamento dos parlamentares, que devem seguir a chamada liturgia do cargo. O uso da gravata é um deles. Outro exemplo é o momento da execução dos hinos, que são símbolos pátrios, e isso deve estar claro no Regimento Interno, que é a Lei maior do Legislativo. Não há margem para cada um decidir como se portar. Não cabe discutir. A postura é um princípio básico. Por isso, a vereadora Mônica Leal protocolou o referido projeto de lei.

Essa iniciativa da vereadora progressista se deu em razão da polemica causada pelo vereador Matheus Gomes (PSOL), durante a cerimônia de posse da Câmara Municipal de Porto Alegre, na última sexta-feira (1º/01), cinco parlamentares do PSOL, PT e PCdoB protestaram contra a execução do Hino Riograndense. Os componentes da chamada bancada negra, se recusaram a cantar a canção devido a um trecho que diz que "povo que não tem virtude acaba por ser escravo". Eles consideram a frase racista.


'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();