PP GAÚCHO BUSCA ALIADOS PARA DEFINIR CHAPA DE 2022.



O Partido Progressista gaúcho se movimenta rápido para definir ainda em 2021 a chapa majoritária que pretende encabeçar nas eleições de 2022 no Estado. Para tanto, toma distância dos atuais aliados tucanos, deu início a conversações com lideranças do PSD, PL, Republicanos e Avante e vai pleitear o apoio do PTB. 

Cogita também a possibilidade de receber em seus quadros alguns dos petebistas que deixarão o partido após o rompimento com o presidente nacional da sigla, Roberto Jefferson. Os trabalhos, nos bastidores, incluem movimentações para desidratar a pré-candidatura do ministro Onyx Lorenzoni (DEM), que também quer ser governador. 

Além da preferência presidencial, o objetivo é evitar pulverizações consideradas pelos progressistas como desnecessárias, já que o alinhamento ideológico entre PP e DEM em solo gaúcho faz com que disputem as mesmas fatias do eleitorado.

No Partido Progressista, o pré-candidato ao governo está definido desde 2018: será o senador Luiz Carlos Heinze. Naquele ano, após uma costura de coalizão traumática com o PSDB no Rio Grande do Sul, que culminou com a retirada da candidatura de Heinze ao governo, ele venceu a eleição para o Senado com um montante de votos superior ao obtido no primeiro turno por Eduardo Leite, o então candidato ao governo pelo PSDB, que o PP apoiou. 

Heinze assegura que está, neste momento, focado em ações relacionadas ao combate à pandemia do coronavírus. Mas é taxativo: “Temos que resolver isto (a definição da aliança e da chapa majoritária no Rio Grande do Sul) neste ano. Não dá para esperar o ano que vem". (Correio do Povo)
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();