CIDADES GAÚCHAS CELEBRAM 'SEMANA DA PAZ'


A programação da Semana da Paz, criada para celebrar o fim da Guerra dos Farrapos em 1845, começa no domingo (23/02), em Dom Pedrito, com uma missa crioula. Até o dia 1º de março, quando o "Tratado de Ponche Verde'' comemora 175 anos, haverá palestras, mateada, cavalgada e rodeio.

Os CTGs Crioulos do Ponche Verde, Rodeio da Fronteira e Herança Paternal integram a programação. Na sexta-feira (28/02) acontece uma encenação no Parque Farroupilha, local onde foi assinado o tratado. Nesse dia, também haverá um rodeio no local.

Em Santo Ângelo, o CTG Tio Bilia também prepara atividades para a Semana da Paz, entre os dias 24 de fevereiro e 1º de março, com palestras e cavalgada. Em Santa Cruz do Sul, o CTG Rincão da Alegria realiza celebração.

A programação em Uruguaiana - na 4ª Região Tradicionalista - começa no domingo e inclui atividades na Praça Farroupilha e CTG Tríplice Aliança, com cavalgada e sessão solene na Câmara Municipal.

A "Semana da Paz" foi incluída no calendário de eventos do estado a partir de lei sancionada em 1998, prevendo que a coordenação seja realizada pelas secretarias de Cultura e Educação do Rio Grande do Sul e municípios, com a participação do Movimento Tradicionalista Gaúcho/MTG. Porém, na prática, é cada vez menos lembrada, pois as entidades tradicionalistas ao longo do tempo perderam a origem de resgate e preservação cultural.
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();