PRESIDENTE E FUNCIONÁRIOS SÃO AFASTADOS DO HOSPITAL DE IJUÍ EM INVESTIGAÇÃO SOBRE SÉRIAS IRREGULARIDADES


O presidente e cinco funcionários que ocupavam cargos de chefia no Hospital de Caridade de Ijuí, foram afastados na manhã desta sexta-feira (03/01), por determinação judicial. Eles foram indiciados pela Polícia Civil como autores de crime de coação na investigação que apura a receptação de lotes de medicamentos para o câncer, que haviam sido roubados em Minas Gerais e foram encontrados na instituição em novembro.

O hospital é referência em tratamento e pesquisa em câncer no Rio Grande do Sul. Além do afastamento imediato das funções, os investigados estão proibidos de acessar o hospital e de manter contato com servidores, colaboradores e testemunhas.

Os lotes foram roubados no dia 17 de outubro, em um caminhão que carregava carga avaliada em mais de R$ 1 milhão. Os medicamentos foram encontrados no hospital em Ijuí após uma denúncia. Eles foram comprados de uma distribuidora não credenciada, por mais de R$ 600 mil, conforme a polícia. Dois funcionários chegaram a ser presos em flagrante, pagaram fiança e estão em liberdade provisória.

O delegado responsável pelo caso também pediu a prisão preventiva dos seis investigados, mas a Justiça decidiu pelas medidas cautelares de afastamento, entendendo que seriam suficientes para cessar a coação.

"Os afastamentos foram pedidos pela Polícia Civil justamente para o prosseguimento regular do inquérito, para preservação da prova testemunhal frente às coações e ameaças que os funcionários do hospital estavam sofrendo para alterarem seus depoimentos para a polícia", diz o delegado Tiago Baldin.

O presidente do HCI, disse que não iria se manifestar enquanto não recebesse uma resposta de seu advogado quanto ao teor da investigação. A direção do hospital disse que só irá se manifestar após orientações do departamento jurídico. Em nota, o hospital afirma que está cumprindo a decisão e que os funcionários foram afastados.


Confira a íntegra da nota 

"A Diretoria da Associação Hospital de Caridade Ijuí tendo sido intimada da decisão judicial que, cautelarmente, determinou o afastamento do Sr. Presidente e alguns colaboradores imediatamente cumpriu tal decisão.

Em cumprimento às regras estatutárias, tomou todas as medidas cabíveis, visando a garantia dos atendimentos médico-hospitalares.

Ao mesmo tempo, serenamente aguarda as conclusões das investigações, mantendo-se focada na normalidade de suas atividades cumprindo a missão que lhe é confiada pela Sociedade Regional e se mantém à disposição das autoridades.


Diretoria da Associação Hospital de Caridade Ijuí."

(Blog Missioneiro)
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();