POLÍCIA FEDERAL INDICIA 13 PESSOAS POR ESQUEMA DE PIRÂMIDE EM SÃO LEOPOLDO


A Polícia Federal concluiu nesta quinta-feira (14/11) o relatório parcial da Operação Lamanai, que investigou um esquema de pirâmide financeira operado a partir de São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A Polícia Federal deve indiciar 13 pessoas pelos crimes de organização criminosa e crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

O escritório que representa a empresa e quatro diretores presos afirmou ao G1, por meio de sua assessoria de imprensa, que não irá se manifestar neste momento. Os investigados serão indiciados por cada crime conforme a participação individual de cada um, esclarece a polícia. O inquérito irá prosseguir com a análise de material apreendido para apurar a prática de outros crimes e identificar a participação de possíveis envolvidos.

Segundo a Polícia Federal, a empresa sediada em São Leopoldo atuava no mercado financeiro paralelo, sem autorização das autoridades competentes. Além disso, captaria ilegalmente os recursos de cerca de um milhão de clientes.

A Polícia Federal caracteriza a atuação da empresa como pirâmide financeira. Com um investimento inicial de, no mínimo, R$ 90, os criminosos atraíam investidores pela internet ou em grupos com líderes. A promessa era retorno de até 100% do valor investido em seis meses. (G1)
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();