URI/SANTIAGO: FARMÁCIA E ENFERMAGEM FIRMAM PARCERIA QUE CONTRIBUI PARA AS PRÁTICAS
Acadêmica Diulia Gabert, e a professora Amanda.
É sabido que a URI conta com vários laboratórios para a realização de atividades práticas por parte dos estudantes. Um desses espaços pertence ao curso de Enfermagem, sendo que a preocupação em manter o Laboratório de Enfermagem equipado com materiais adequados para as aulas práticas é uma constante. Assim, a professora do curso e responsável pelo local, Letícia Machado, fez contato com a coordenadora do curso de Farmácia, professora Amanda Gindri, para o desenvolvimento de frasco-ampolas de placebo, os quais já estão disponíveis no laboratório para a prática de preparo de medicação injetável. O placebo tem a aparência exata de um medicamento real, por exemplo, mas é composto por substâncias químicas inativas, sendo muito utilizado em pesquisas.
A parceria é inédita na instituição. Os alunos da Enfermagem utilizam o laboratório com mais frequência, mas ele também é aproveitado pelos acadêmicos da Farmácia para a prática de injetáveis.
A professora Letícia conta que o Laboratório de Enfermagem é um espaço de integração de discentes e docentes, bem como da teoria com a prática. Nele, as aulas práticas são mediadas por simulação de procedimentos de enfermagem com a utilização de materiais e instrumentos que fazem parte do processo de trabalho do enfermeiro nos serviços de saúde.