CIÊNCIA ALIADA AO ESPORTE - CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA URI/SANTIAGO CONTRIBUI COM O ESPORTE



Todo atleta passa por muito treino e pela verificação constante de desempenho. Os participantes do projeto Bola pro Futuro, que ocorre em uma parceria entre URI Santiago e prefeitura, sabem bem o que é isso: eles passaram por verificação de desempenho em março deste ano, passando a fazer parte de um projeto do curso de Educação Física.

O projeto de pesquisa, denominado Desempenho de Fundamentos Técnicos em Escolares no Futsal, é financiado pelo Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC) da URI e está sob a coordenação do professor Marcos Franken. Os acadêmicos de Educação Física Frederico Deponti Brasil e Laryssa Freitas Piecha são os bolsistas integrantes. O projeto busca analisar o desempenho de fundamentos técnicos em praticantes de futsal, para isso, os acadêmicos analisam aspectos como a condução e o domínio de bola, o passe e o chute. O professor Marcos explicou que a aplicação ocorreu no mês de março, abrangendo cerca de 130 atletas das categorias sub 11, 13 e 15, cujas idades variam entre 9 e 15 anos.

Para o professor de Educação Física e Coordenador Técnico do projeto Bola pro Futuro, Paulo Henrique Bandeira, essa análise de desempenho colaborou com a avaliação realizada pelos professores do projeto Bola pro Futuro. “Vejo essa integração do meio acadêmico com a prática de extrema importância, tanto para fortalecer o embasamento dos treinamentos como para o desenvolvimento de artigos acadêmicos”.

Em reunião científica do projeto, ficou definido que quando ocorrer o retorno presencial das aulas, deve acontecer uma nova avaliação.


'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();