INTERVALO ENTRE DOSES DA PFIZER E DA ASTRAZENECA PASSA A SER DE 10 SEMANAS



O intervalo entre as doses das vacinas contra a Covid-19 Astrazeneca e Pfizer será reduzido de 12 para 10 semanas no Rio Grande do Sul, conforme definiram a Secretaria de Saúde e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS (Cosems/RS) em reunião, nesta segunda-feira (12/07).

A medida vale tanto para quem já recebeu a primeira dose e para quem será vacinado a partir de agora. A redução também vem sendo adotada por outros estados da federação.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, há 687.105 doses da AstraZeneca reservadas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) para serem distribuídas às coordenadorias regionais de saúde (CRSs) a partir de quarta-feira  (14/07). Municípios que já tenham as doses, podem iniciar a aplicação no novo prazo.

Já quanto a Pfizer, no momento não há remessas com prazo para a segunda dose até o início de agosto, segundo a Secretaria de Saúde do estado do Rio Grande do Sul.

O objetivo da mudança é acelerar a resposta imune com a vacinação completa, considerando a suspeita de detecção da variante delta no nosso estado. Duas amostras de pacientes que podem ter sido infectados com a variante foram enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta segunda-feira (12/07), para sequenciamento genético. (G1/RS)
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();