DEPUTADO PEDRO WESTPHALEN NA LUTA PELA SAÚDE.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (22/06) o Projeto de Lei 4384/21 de relatoria do deputado federal Pedro Westphalen (PP/RS) e autoria da senadora Mara Gabrili (PSDB/SP). O texto garante que hospitais, clínicas, laboratórios e APAEs de todo país recebam na integralidade os repasses contratualizados com o Sistema Único de Saúde (SUS) até dezembro de 2021, sem necessidade de comprovações quantitativas e qualitativas.
Com o mesmo texto, o Projeto de Lei estende a Lei 13.992 de 2020 de autoria do deputado Pedro Westphalen no início da pandemia. "Considerando que a pandemia não terminou, a nova prorrogação da suspensão das metas se fez necessária, garantindo que as estruturas de saúde não entrem em colapso. Conversamos com a senadora Mara Gabrili para trazer o projeto com o mesmo tema. Estamos trabalhando muito e incansavelmente", afirmou o deputado Progressista.
A pandemia do novo coronavírus atingiu todo o sistema de saúde e provocou uma calamitosa situação econômica a todas as entidades. Algumas tiveram a redução na realização de procedimentos, outras atingiram metas diversas às esperadas, representando impacto negativo na estabilidade financeira das instituições prestadoras de serviços de saúde.
"O coração do país, neste momento, são nossos hospitais. Eles precisam de garantia financeira, estrutura e força para atender quem precisa", declarou o parlamentar.
O deputado Pedro Westphalen é reconhecido nacionalmente como um grande defensor da saúde e presidente da Frente Parlamentar da Imunização, o gaúcho já foi relator da MP 1026/2021 que permitiu a entrada de mais vacinas contra o Covid-19 no Brasil, ampliando a celeridade da cobertura de imunização.