SAÚDE E COVID-19 EM SÃO FRANCISCO DE ASSIS FOI TEMA LIVE COMANDADA POR HERTON COUCEIRO
O ex-secretário de Saúde de São Francisco de Assis, Herton Couceiro – que atualmente vem desenvolvendo atividades relacionadas à saúde junto ao Hospital Santo Antônio, realizou nesta sexta-feira, 12 de março, a live “Diálogos” com o objetivo de pautar a saúde com foco no enfrentamento à covid-19 no município
Participaram as profissionais que estão na linha de frente do trabalho: a enfermeira responsável técnica do Hospital Santo Antônio, Karoline Vielmo, a coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde, enfermeira Daniela Lunardi e a coordenadora do Comitê Covid, farmacêutica Márcia Ebling.
Durante a transmissão que durou em torno de 48 minutos, Herton Couceiro alertou para os cuidados necessários e questionou as profissionais sobre a situação da pandemia.
Márcia Ebling alertou para a necessidade da busca de atendimentos logo que apresente os primeiros sintomas, junto a Unidade Sentinela – que recebe pacientes com síndrome gripal, que está em novo local, na rua Daltro Filho, nº 1463. Falou sobre avaliação, consultas e agendamento de testes disponíveis e destacou o trabalho no Comitê Covid com a elaboração do plano de contingência, treinamento dos profissionais e a colaboração na tomada de decisões a partir de avaliação das medidas.
A enfermeira Daniela Lunardi destacou o trabalho de aplicação das vacinas no município, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, respeitando os grupos que foram determinados como prioritários, sendo que em São Francisco de Assis, até este dia, foram vacinas 30 idosos em asilo, 383 profissionais de saúde e 512 idosos com idade acima de 80 anos. As novas doses recebidas hoje (430) serão destinadas para idosos acima de 77 anos e demais profissionais de saúde liberais. A profissional ainda apontou que há falhas no planejamento e, que geralmente, recebem a informação de remessa de vacinas, poucas horas antes do envio para o município.
Por sua vez, Karoline Vielmo, observou a instalação da Unidade Covid no Hospital Santo Antônio e os investimentos. Atualmente estando com 10 leitos para São Francisco de Assis e 02 para Nova Esperança do Sul. Destacou ainda, a mudança no quadro que os pacientes apresentam desde o mês de março, reforçando as possíveis mutações do vírus e que muitos devido á gravidade, necessitam de leitos UTI, sendo que é realizado o cadastro no sistema de gerenciamento de internações do estado, pelos profissionais e a regulação e autorização é feita via essas instituições.
Ao final, todos fizeram um alerta, reforçando que a população mantenha todos os cuidados diante deste vírus que não se sabe o quão grave pode ser apresentar a qualquer paciente. A live completa está disponível na página www.facebook.com/hertoncouceiro.oficial e o projeto “Diálogos” terá continuidade com novos temas de interesse da comunidade.