A Justiça do estado do Rio Grande do Sul afastou do cargo pela segunda vez, no fim da tarde desta sexta-feira (31/07), o prefeito de Sant’Ana do Livramento, Ico Charopen (PDT), como parte do processo por improbidade administrativa na contratação da Oscip (Ação Sistema de Saúde e Assistência Social), no ano 2018.
A Oscip foi contratada sem licitação para realizar coordenar a seleção de professores e servidores para a rede escolar, em um processo que foi marcado por polêmica e curtiu aos cofres públicos do município em torno de R$ 18 milhões.
A nova determinação de afastamento de Ico Charopen e outras autoridades envolvidas no processo foi assinada pela Juíza Carmem Lúcia Santos da Fontoura ainda na tarde desta sexta-feira, mas a notificação às autoridades envolvidas somente aconteceu no início da noite.
A então vice prefeita Mari Machado (PSB) e o presidente da câmara, vereador Romário Paz (MDB), receberam as notificações praticamente no mesmo tempo, por volta das 19 horas 30 minutos, e imediatamente se deslocaram para o Palácio Moisés Viana, onde o legislador deu posse à Mari Machado, mais uma vez, no cargo de prefeita de Santana do Livramento.