CÂMARA DE VEREADORES APROVA IMPEACHMENT E PREFEITO DE FARROUPILHA PERDE O CARGO


A câmara de vereadores de Farroupilha cassou o mandato do prefeito Claiton Gonçalves (PDT) em votação nesta sexta-feira (15/05). Já na votação da primeira denúncia, que contestava a nomeação de um fiscal municipal para atuar em função privativa de advogado, foram obtidos votos suficientes para a cassação. Foram 10 votos favoráveis, 4 contrários e uma abstenção.

Foram contrários ao afastamento os vereadores Deivid Argenta e Thiago Brunet, ambos do PDT, partido do prefeito; Maria da Glória Menegotto (Rede) e Tiago Ilha (Republicanos), concunhado de Claiton. O presidente do Legislativo, Fernando Silvestrin (PP), se absteve. Os outros dez parlamentares foram favoráveis ao impeachment.

A vereadora Maria da Glória foi uma das mais enfáticas na defesa de Claiton, que estava no plenário ao lado o seu procurador, o advogado Augusto Vilela. Chamou os colegas de desleais com os eleitores por votarem uma matéria tão importante em um momento de pandemia, o que impede aglomerações e, portanto, que os farroupilhenses lotassem a Câmara para acompanhar a sessão.

O prefeito Claiton teve direito de defesa com manifestação de duas horas. Parte da apresentação foi ocupada pelo próprio prefeito, que falou diretamente sobre sua relação com cada um dos parlamentares. Antes mesmo da votação, o tom do discurso de Claiton antecipava a eventual cassação.
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();