HISTORIADOR E POETA JAGUARIENSE GANHA BIBLIOTECA COM SEU NOME

Historiador João Damazio Cattelan e a prenda Ana Luiza Tier.
Um dos mais destacados poetas e historiadores da região central do Estado, João Damazio Cattelan, teve uma grata surpresa na manhã deste sábado (14/09), após a abertura oficial da Semana Farroupilha de Jaguari, que aconteceu na sede social do CTG Invernada do Chapadão, a primeira entidade tradicionalista do município. O poeta e historiador jaguariense foi homenageado pela entidade tradicionalista ao emprestar seu nome para a biblioteca gaúcha inaugurada após a abertura oficial dos festejos farroupilhas no município. A biblioteca, que contém em seu acerco muitos livros doados pelo próprio homenageado, foi organizada pela 1ª prenda mirim da entidade Ana Luiza Tier.

João Damazio Cattelan nasceu em Ijucapirama, 3º distrito de Jaguari, em 06 de maio de 1934. Atualmente está com 85 anos. Hoje aposentado, no meio profissional, desenvolveu as atividades de agricultor e comerciante. No meio artístico, como músico e poeta, tem composições gravadas por diversos grupos musicais e artistas, entre eles: Os Mateadores, Álvaro Feliciani e Grupo Legendas e Chiquito e Grupo Bordoneio. Até hoje participa como jurado de diversos festivais de música, tendo sido jurado nas primeiras edições do Festival Querência do Bugio, de São Francisco de Assis, do Festival Gruta em Canto, de Nova Esperança do Sul e do Festival Tradicionalista de Mata.

Foi vencedor da 4ª edição do Festival Tradicionalista de Mata. Também foi vencedor do concurso que escolheu o hino oficial do CTG Recanto de Tauras, de Erechim. Em 2013, consagrou-se campeão e, ainda, recebeu o troféu de Melhor Letra no 10º Canto dos Ervais, de Palmeira das Missões, com a composição “O Sentido da Palavra”. É autor de diversos poemas e letras de música, algumas obras publicadas e a grande maioria no arquivo próprio. Costumeiramente, iniciava seus programas radiofônicos declamando seus próprios versos, compostos especialmente para cada edição.

No Movimento Tradicionalista Gaúcho ocupou os cargos de patrão do CTG Invernada do Chapadão, por duas gestões. Foi um dos fundadores da 10ª Região Tradicionalista, tendo sido coordenador por dois mandatos. Em diversos períodos foi conselheiro do MTG. Em Jaguari foi um dos fundadores do Grupo de Nativismo e Folclore Posteiros do Vale do Grupo de Nativismo e Folclore Vento Xucro. Também foi um dos criadores do Festival Grito do Nativismo Gaúcho, tendo sido vice-presidente na 1ª edição e presidente na 2ª edição do festival. João Damazio Cattelan é fundador e atual coordenador do grupo Os Cavaleiros do Vale, que há 10 anos realiza a tradicional cavalgada do aniversário do município, entre outras ações no meio tradicionalista. 

Em 2004 foi homenageado em Sessão Solene da Câmara Municipal de Vereadores, recebendo Menção Honrosa por ser “baluarte do tradicionalismo no meio jaguariense”. Em 2009 o município criou o título Homenageado Municipal da Semana Farroupilha e João Damazio Cattelan foi o primeiro tradicionalista que recebeu a referida homenagem. Também em 2009, por decisão da patronagem CTG Invernada do Chapadão, recebeu o título honorífico de Patrão de Honra da entidade. Também foi o primeiro patrono da Feira do Livro de Jaguari, na sua primeira edição, em 2012. Por muitos anos foi apresentador de programas tradicionalistas na Rádio Jaguari FM. (Informações e foto Miguel Monte assessoria de comunicação prefeitura de Jaguari)
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();