SÃO FRANCISCO DE ASSIS MAIS UM ANO SEM O CONCURSO MUNICIPAL DE PEÕES E PRENDAS


O Concurso de Peões e Prendas do Município, há 18 anos é uma realidade em São Francisco de Assis, pois foi instituído por lei em 2001, na segunda gestão do então prefeito Paulo Roberto Carvalho (Sem Partido) com a finalidade de valorizar os jovens tradicionalistas, dando a eles a oportunidade de representar o município no tradicionalismo gaúcho, quando também se transformou em um dos concursos culturais da Semana Farroupilha. Paralelamente também funcionou - gratuitamente - o Curso de Aperfeiçoamento em Cultura Gaúcha, que contribuiu muito para a preparação dos jovens ao concurso.

Lamentavelmente mais um ano não teremos a realização deste importantíssimo evento cultural que incrementou e enriqueceu as semanas farroupilha na Querência do Bugio. O Concurso de Peões e Prendas do Município de São Francisco de Assis - que serviu de exemplo para ser implantado em outros municípios - não vem sendo realizado pela atual Administração Municipal, que inclusive, não deu continuidade aos demais concursos da semana do gaúcho, que davam um brilho cultural muito especial, organizado e coordenado pela municipalidade.

Este ano a Coordenadoria Municipal Tradicionalista se reorganizou elegendo uma nova diretoria, que assumiu como muita vontade de trabalhar em prol do tradicionalismo gaúcho. A coordenadoria se incluiu na organização do evento e nem assim conseguiu êxito. Vale salientar que a promoção e realização do evento, por lei compete a prefeitura. 

Em razão da inscrição não ser satisfatória, a Administração Municipal resolveu cancelar o evento considerando que chegaram inscrições somente de duas entidades, e que, daria gastos e atingiria um número inferior ao que se caracteriza como o grupo de peões e prendas oficiais do município. Ora, enquanto não for realizado o concurso, a medida em que o tempo passa, mais prejudicado estará. E mais ainda, com cultura um órgão público não pode considerar "gastos" e nem "número inferior de participantes", para que um dia o concurso possa retornar ao lugar de destaque que merece estar, no cenário cultural do Rio Grande do Sul.
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();