MDB AVALIA NOMES PARA DISPUTAR GOVERNO DO RIO GRANDE DO SUL.



Determinado a ter candidatura própria ao governo do Estado nas eleições de 2022, o MDB gaúcho enfrenta dificuldade em ‘bater o martelo’ sobre a liderança com mais força para enfrentar a corrida. Os nomes do deputado federal e presidente da sigla no Rio Grande do Sul, Alceu Moreira, e do presidente da Assembleia Legislativa e secretário-geral do partido, Gabriel Souza, continuam “no páreo”. Mas, nos bastidores, as articulações que ambos representavam no sentido de encabeçar uma aliança com o PSDB no Estado, em troca do apoio a uma provável candidatura do governador Eduardo Leite (PSDB) à presidência da República, perderam densidade nas últimas duas semanas, antes mesmo de Leite decidir tratar publicamente de sua sexualidade. Sobre a ação de Leite, para além dos cumprimentos públicos, parte das lideranças emedebistas avalia que ainda é muito cedo para medir qualquer impacto.

Mesmo que o gesto possa render ao tucano os pontos necessários para começar a aparecer nas sondagens nacionais de intenção de voto e, a depender do desempenho, turbinar suas chances de vencer a prévia do PSDB em novembro, líderes do MDB no Rio Grand do Sul projetam que é preciso aguardar. “Há um oceano daqui até o início de 2022, quando as coisas estarão mais claras, inclusive para os eleitores. É preciso, por exemplo, considerar qual o papel o MDB cumprirá na eleição nacional”, adianta um dos negociadores emedebistas.

Já os ex-governadores José Ivo Sartori e Germano Rigotto têm outros planos que não contemplam o Palácio Piratini. Antes que seu nome começasse a ser citado com maior frequência para o governo, Rigotto se antecipou e informou que pretende disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Sartori, que parte do partido tenta colocar como opção ao governo, vem trabalhando nos bastidores para ser o candidato da legenda ao Senado. (Correio do Povo)
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();