FALECEU AOS 82 ANOS O EX-DEPUTADO FEDERAL E EX-PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL, EMIDÍO PERONDI



Faleceu aos 82 anos, na noite deste sábado (05/09) o ex-presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), ex-prefeito de Ijuí e ex-deputado federal, Emídio Perondi. Empresário, ele dirigiu a entidade que rege a modalidade desportiva gaúcha, por 13 anos, além de ocupar diversos cargos políticos no Estado. Ele faleceu no mesmo dia de seu nascimento, 5 de setembro, em casa, por volta das 22 horas, por problemas cardioneurológicos.

Antes de ingressar na vida política, foi jogador e presidente do São Luiz, de Ijuí. Em suas redes sociais, o clube postou uma mensagem de solidariedade. "Além de ser uma das grandes pessoas que ajudaram a construir o que hoje é o Esporte Clube São Luiz, também foi Presidente da Federação Gaúcha de Futebol durante 13 anos, vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol e Prefeito de Ijuí".

Perondi iniciou suas atividades políticas como vereador no município de Ijuí, eleito em 1962. Permaneceu na Câmara até janeiro de 1969. Três anos mais tarde, elegeu-se prefeito da cidade, na legenda da Aliança Renovadora Nacional (Arena), sendo empossado em fevereiro de 1973. Concluiu o mandato em janeiro de 1976 e em 1978 foi eleito deputado federal pelo Rio Grande do Sul, na legenda da Arena. Assumindo sua cadeira na Câmara dos Deputados em fevereiro de 1979, tornou-se membro da Comissão de Agricultura e Política Rural, na qual permaneceria até o início de seu segundo mandato federal.

Após a extinção do bipartidarismo, filiou-se ao Partido Democrático Social (PDS), agremiação que sucedeu à Arena. Entre 1981 e 1982, realizou missões oficiais à Cuba, a convite do Parlamento cubano; aos Estados Unidos e México para estudos de programas de comunicação sobre problemas de população; e ao Peru para a programação da Conferência de Parlamentares do Hemisfério Ocidental sobre População e Desenvolvimento, realizada em Brasília.
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();