COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO APROVOU O NOME DE 'PAIXÃO CORTES" PARA DENOMINAR A PONTE DO GUAÍBA


A Comissão de Educação do Senado Federal aprovou em caráter terminativo, projeto relatado pelo senador Lasier Martins (Podemos) que batiza a segunda ponte sobre o rio Guaíba, em Porto Alegre, de 'Paixão Côrtes'. O projeto agora vai à Câmara dos Deputados, onde também necessita de aprovação.

A denominação da futura travessia de 7,3 quilômetros foi proposta pelo senador Luis Carlos Heinze (PP) sendo uma merecida homenagem a João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes, o mais importante tradicionalista gaúcho, que faleceu em 27 de agosto de 2018. Formado em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Paixão Côrtes sempre se dedicou a pesquisa e preservação das tradições gaúchas.

Ao longo das décadas de 1940 e 1950, ele foi o grande mentor de solenidades que enalteciam os símbolos do gauchismo, dando origem à Semana Farroupilha e ao primeiro Centro de Tradições Gaúchas (CTG). A estátua do Laçador, um dos principais monumentos da Capital, foi feita à sua semelhança, em 1954, pelo escultor Antônio Caringi.

Iniciadas em 2014, as obras da nova ponte do rio Guaíba devem ser concluídas até o ano que vem.
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();