FALECEU O ÚLTIMO TRADICIONALISTA DO 'GRUPO DOS OITO"


Faleceu ontem, às 5 horas e 10 minutos deste sábado (28/09), o tradicionalista Antônio João Sá de Siqueira. De acordo com o Hospital Moinhos de Vento, ele teve uma parada cardíaca.

Siqueira tinha 91 anos e era o último integrante vivo do chamado "Grupo dos Oito", nome dado aos estudantes do Colégio Júlio de Castilhos que, em 1947, criaram o primeiro Departamento de Tradições Gaúchas. Faziam parte do grupo, além de Siqueira, Fernando Machado Vieira, João Machado Vieira, Cilço Campos, Ciro Dias da Costa, Orlando Jorge Degrazzia, Cyro Dutra Ferreira e João Carlos Paixão Côrtes, falecido no ano passado.

Aquele evento foi tão significativo que deu origem ao 35 CTG, o primeiro Centro de Tradições Gaúchas (CTG) do Rio Grande do Sul, e iniciou o movimento tradicionalista, que hoje tomou o mundo.

Nascido em Bagé, Siqueirinha - maneira carinhosa como Paixão Côrtes se referia ao amigo - se formou em Medicina Veterinária, em 1951, na então Escola de Agronomia e Veterinária. Depois, foi inspetor veterinário em Itaqui, e ajudou no desenvolvimento da Bioquímica na UFRGS. Em 2017, foi homenageado como professor emérito da universidade federal.

Em boletim médico, o hospital informa que Siqueira estava internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) desde quinta-feira. Foi realizado um procedimento de cateterismo, mas o paciente, com grave quadro isquêmico, não resistiu.

O corpo foi cremado no cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre. Confira o boletim emitido pelo Hospital Moinhos de Vento e assinado pelos médicos Rogério Bueno Tovar e Carlos Delmar do Amaral Ferreira:

Boletim Médico – Antonio João de Sá Siqueira

O Hospital Moinhos de Vento comunica o falecimento do tradicionalista, médico veterinário e professor universitário Antonio João Sá de Siqueira, ocorrido às 5h10 deste sábado (28), em decorrência de uma parada cardíaca. Siqueira havia sido internado, aos 91 anos, na última quinta-feira (26), no Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Foi realizado o procedimento de cateterismo, mas o paciente, com grave quadro isquêmico, não resistiu.

Antonio João Sá de Siqueira era Professor Emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Formado em Medicina Veterinária em 1951, Siqueira teve sua trajetória na academia relacionada ao ensino e ao desenvolvimento da Bioquímica. Foi um mestre admirado pelos alunos e docentes da instituição.

Ao lado de Paixão Côrtes, como um dos componentes do movimento “Grupo dos Oito”, participou da criação do Departamento de Tradições Gaúchas no Colégio Júlio de Castilhos e, posteriormente, do CTG 35.

Siqueira deixa um legado de amor ao Rio Grande, de preservação e de fortalecimento da cultura gaúcha. (G1)
O Famoso Grupo dos Oito
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();